Cidades com mais mata atlântica estão no litoral norte de SP, diz estudo

Cidades com mais mata atlântica estão no litoral norte de SP, diz estudo


A Pousada da Morena no litoral norte de São Paulo está em meio a mata Atlântica na região onde a maior parcela mata conservada. Como mostra matéria abaixo:

Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, todas no litoral norte de São Paulo, são os municípios com mais mata atlântica no Estado. De acordo com o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica, lançado na quarta-feira (11), as três cidades têm entre 84% e 85% de cobertura vegetal com exemplares típicos da floresta atlântica. O documento, feito pela ONG SOS Mata Atlântica em parceria com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), mostra que, entre 2000 e 2014, os maiores desmatamentos paulistas ocorreram no sul do Estado. Eldorado (com 71% de cobertura vegetal), Barra do Turvo (53%) e Jacupiranga (46%) são as localidades que mais perderam florestas, segundo o levantamento, atualizado todos os anos.

No ranking das capitais do país que tinham a presença da mata atlântica quando os portugueses aqui chegaram, São Paulo aparece na sexta colocação. A capital paulista tem 18% de mata atlântica em seus domínios. Mas, vários dos fragmentos que ainda param em pé estão com qualidade ruim para proteção da biodiversidade. Porto Alegre (RS) é a primeira capital da lista, com 32%. Todos os dados consideram a quantidade de hectares com cobertura vegetal em relação à área que, por lei, deveria estar preservada.

Outra possibilidade é analisar os isótopos (variantes de elementos químicos) na casca, o que pode trazer pistas sobre o ambiente onde os ovos foram botados e até sobre a temperatura de “chocagem”, o que, por sua vez, traz informações sobre o funcionamento do organismo dos dinos (o consenso hoje é que eles tinham metabolismo de “sangue quente”, não muito diferente do dos mamíferos e das aves atuais). Só isso explicaria o crescimento explosivo dos filhotes, que iam de algumas dezenas de centímetros de tamanho no nascimento a monstros gigantescos em poucos anos.

Fonte:

http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/655359/cidades-com-mais-mata-atlantica-estao-no-litoral-norte-de-sp-diz-estudo

Posted in noticias on Nov 02, 2015

Categorias